Conheça minhas publicações
As Aventuras de Billy
Esta obra é dedicada a todos que amam animais, especialmente cachorros. É para aqueles que entendem que todas as espécies que habitam o nosso planeta Terra devem ser respeitadas, amadas e protegidas.
“As Aventuras de Billy” foi inspirada em um ser muito especial, que transformou a vida de uma família. Billy é extremamente autêntico e ensina lições de valores inestimáveis.
A arte de ensinar e praticar Jornalismo
“A obra traz nas linhas e entrelinhas a cultura goiana, à medida que conta a história da TV e do jornalismo de TV em Goiás. (…) reflete sobre a importância da formação dos telejornalistas e do exercício desse ofício, dentro do contexto histórico-político e cultural.”
O saber do jornalismo
“O Saber do Jornalismo” é uma obra destinada ao leitor questionador, àquele que duvida do que lê, ouve e vê nos jornais, pois trata-se de uma escritura que oportuniza a compreensão de como se constituiu o saber do jornalismo, bem como seu campo profissional, numa abordagem filosófica em que a autora reúne sua experiência de 20 anos atuando em jornalismo e dedicando-se a ensinar esse ofício tão essencial na atualidade. Que o leitor percorra as páginas dessa obra como um
aprendiz de jornalismo e de filosofia, pois é esse o leitor que este livro procura, uma vez que ele é o testemunho vivo dos passos de alguém, a autora, que se pôs nessa condição e de quem podemos nos fazer companheiras e companheiros de caminhada, pois a espiritualidade política é um exercício “desdisciplinado” de jornalismo filosófico ou de filosofia jornalística.
(Eduardo Sugizaki)
Metodologias Ativas, Tecnologias Educacionais e Ensino Híbrido (Organização)
Metodologias ativas, tecnologias educacionais e ensino híbrido é uma obra indispensável a quem já percebeu as novas exigências para a formação do indivíduo no século XXI. Fruto de pesquisa de docentes que conhecem bem e vivem, de fato, o chão da escola e não se inquietam diante de avanços tecnológicos e mudanças culturais que adentram as salas de aulas, o livro é composto por uma pluralidade de vozes e assuntos relevantes para a crítica, a reflexão e o rejuvenescimento do saber na área educacional.
Ensino remoto e híbrido, metodologias ativas, uso de ferramentas digitais, gamificação são temáticas abordadas nesta obra que almeja, também, inspirar a quem deseja aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio das tecnologias educacionais, metodologias ativas e práticas inovadoras.
Inclusão, educação e sociedade: educação inclusiva e equidade social – Vol 1 (Organização)
Este livro é resultado do trabalho e das pesquisas do Inclui – Núcleo de Estudos sobre o Ensino para a Pessoa com Deficiência do Centro Universitário Araguaia (Uniaraguaia), que foi idealizado pelo reitor da instituição, professor Arnaldo Cardoso Freire.
O objetivo é fortalecer o processo de inclusão , incentivando a pesquisa e atividades de extensão, reunindo conhecimentos científicos sobre inclusão, divulgando-os e tornando-os acessíveis à toda a comunidade.
Inclusão, educação e sociedade: educação inclusiva e equidade social – Vol 2 (Organização)
A obra “Inclusão, educação e sociedade” nasceu para pensar a inclusão tanto do ponto de vista de seus desafios como também de suas possibilidades, no sentido de promover as potencialidades individuais, o respeito à singularidade física, mental, intelectual e espiritual, procurando ainda contribuir para que a interação entre os indivíduos enriqueça e estimule o crescimento de todos de modo a construir uma sociedade mais humana, justa e igualitária. Neste segundo volume, abordando a educação inclusiva e a equidade social, a obra procura fornecer subsídios teóricos aos estudos e debates sobre a inclusão, sobretudo para professores, estudantes e familiares que buscam aprofundar a compreensão a respeito dessas questões.
Inclusão, educação e sociedade: educação inclusiva e equidade social – Vol 3 (Organização)
A obra “Inclusão, Educação e Sociedade” nasceu para pensar a inclusão tanto do ponto de vista de seus desafios como também de suas possibilidades, no sentido de promover as potencialidades individuais, o respeito à singularidade física, mental, intelectual e espiritual, procurando ainda contribuir para que a interação entre os indivíduos enriqueça e estimule o crescimento de todos de modo a construir uma sociedade mais humana, justa e igualitária. Neste terceiro volume, aborda educação inclusiva, bullying, deficiências, adolescentes autores de atos infracionais, habilidades de leitura e o pilates como ferramenta de inserção social. A obra procura fornecer subsídios teóricos aos estudos e debates sobre a inclusão, sobretudo para professores, estudantes e familiares, que buscam aprofundar a compreensão a respeito dessas questões.
Filosofia e Educação: Diálogos Epistemológicos (Organização) – Esgotado
“Este livro apresenta uma coletânea de reflexões de intelectuais de diversos campos do saber, inquietados com os desafios contemporâneos da Educação. Trata-se de um exercício do pensamento ancorado na interface Filosofia e Educação. Grandes pensadores como Gaston Bachelard, Michel Foucault, Maurice Merleau-Ponty, Alexandre Koyré, Georges Canguilhem e Ley Vigotski são revisitados, produzindo um entre-cruzamento de olhares, perspectivas e, por que não dizer, de ensinamentos. Nesse momento em que se fala de crise do sujeito, da(s) identidade(s), da Educação; em que paradigmas são colocados em xeque, é bastante oportuno levantar pistas e, claro, como o objeto é o presente, pode-se muito mais lançar possibilidades do que determinar soluções. Então, é desse lugar de desconforto e, ao mesmo tempo, de inquietação, que este grupo estimulado pelo professor e filósofo José Ternes fala por meio de seus textos. O leitor, portanto, terá diante de si uma trama de perguntas, argumentos e reflexões apresentados de modo transdisciplinar, múltiplo e nada linear. Fica claro, já desde o sumário, que a preocupação não foi promover uma obra fechada em conceitos e formas, mas proporcionar um livre pensar, um pensar sobre o pensamento. Talvez, inspirada por Bachelard, pode-se dizer que a obra é quase uma psicanálise do conhecimento. A Educação está no divã. Vamos ver o que os autores trazem à tona.”